terça-feira, 5 de abril de 2011

HÁ RACISMO NO BRASIL?

Há racismo no Brasil?

Durante 400 anos de escravidão 04 milhões de negros foram trazidos para o Brasil, destes geraram 30 milhões que também foram usados nos trabalhos forçados como escravos no país.

No dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea declarou a libertação dos escravos.

No papel os escravos foram libertos, mas, sem trabalho, sem terra, sem condições mínimas de sobrevivência, a liberdade não valeu de quase nada.

O Brasil é o 2º país de maior população negra, perdendo somente para a Nigéria.

Não é nada fácil ser negro no país, expressões como boi da cara preta, saci-pererê , negão ou a coisa ta ficando preta estão incorporadas no vocábulo cotidiano das pessoas.

No país onde a maior parte da população é negra quando você liga a TV, vê uma revista, você consegue ver a participação dos negros em papéis sociais importantes?

Segundo estatísticas os negros ganham duas vezes menos do que os brancos e as mulheres chegam a ganhar quatro vezes menos.

Um país pra se tornar uma nação democrática deve ter como prioridade a garantia de igualdade dos direitos é necessário também um processo de politização da comunidade negra, para se fazer as reformas e as mudanças que este país precisa.

É preciso quebrar o círculo vicioso de negro não gostar de negro, reverter isto é necessário. É preciso contar um pouco da história, falar com orgulho da luta, pela liberdade, da resistência dos quilombos, dos heróis negros, falar um pouco de Zumbi.

No censo de 2000 houve um crescimento percentual dos que se declararam negros, isto de certa forma é o resgate da identidade. Mas, há ainda muito o que fazer.

Há racismo no Brasil? pense um pouco.

Você já sofreu por causa do racismo?

Quantos negros e negras concluíram a Universidade?

Quantos(as) são diretores(as) de empresas? Quantos(as) são parlamentares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário