quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando a luz se apaga só restam trevam

QUANDO A LUZ SE APAGA, SÓ RESTA TREVAS...

" E Isbi-Benobe, que era dos filhos dos gigantes (...), intentou ferir Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o Filisteus. Os homens de Davi lhe juraram dizendo: Nunca mais sairás conosco á peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel ( II Sm. 21.15-17)

A história da humanidade é uma história marcada por lutas, por conflitos temáticos etc. O homem nasceu para lutar. Não lutar um com o outro mais pela vida em todas as suas dimensões e patamares. Na própria queda do homem Deus deixa isso claro. "Do suor do teu trabalho comerás".

Tem muita gente que neste momento estão lutando: lutando contra o câncer, contra uma enfermidade, contra a depressão, contra a injustiça, lutando para manter o casamento que já perdeu a graça, lutando contra o vício etc.

Porém sabemos que tem muita gente que parou de lutar, já jogou a tolha no chão, desistiu da vida, não tem mais força, esta num caos emocional numa masmorra de sofrimento, crise, desesperança e desânimo.O erudito C.S.Lewis travou esta luta e deixou claro no seu livro " Anatomia da Dor".

Todos nos que estamos inseridos no contexto da vida humana passamos pelo caminho da luta. Sofremos porque:

1) Somos esquecidos.
2) Porque somos traídos.
3) Porque ninguém nos nota.
5) Sofremos porque às vezes passamos despercebidos pela vida.
6) Sofremos porque somos abandonados, feridos, humilhados.
7) Sofremos porque perdemos pessoas que não gostaríamos de perder.
8) Sofremos por causa do pecado, das circunstâncias, por causa da vida injusta.
9) Alguns sofrem por que não tem amigos, família, oportunidade ou porque não tem nada para comer, vestir, morar.

Segundo a Bíblia Davi foi um homem de Guerra. ELE LUTOU CONTRA:

1) O leão e o urso e protegeu as suas ovelhas.
2) Ele lutou contra o desprezo dos seus irmãos.
3) Ele lutou contra o grande gigante Golias.
4) Ele lutou com o mau humor e falta de respeito de sua esposa Mical.
5) Lutou contra a insanidade de seu Sogro Rei Saul.
6) Lutou contra os inimigos do povo de Deus.
7) Lutou para Unificar a nação de Israel.
8) Lutou contra a rebeldia de seu filho Absalão que queria usurpar o seu REINO.

FOI no momento mais crítico no período mais complexo para o rei DAVI que Deus levantou ABISAI para ajudar o seu servo o amado Rei Judeu. Quem era ABISAI? Ele é uma pessoa desconhecida aos olhos desta geração que não presta atenção nos detalhes bíblicos Abisai é um herói desconhecido, quase anônimo, cheio de vigor, força, lealdade, coragem e amigo. Ele é mencionado na Bíblia somente duas vezes. Ele era uns dos gigantes de Davi.

O gigante Isbi Benobe já tinha levantado a sua espada nova ( afiada) para dar o último golpe de misericórdia e acabar com a vida de Davi deixando ele morto em campo de batalha e automaticamente zombando do rei de Israel e de seu Deus. Mais ABISAI se interpôs entre o gigante feroz Isbi Benobe e o frágil Davi e socorreu ele em tempo oportuno, em época de crise e céu de bronze.

ABISAI foi um escudo, um ombro amigo,um cobertor em tempo de frio, água fresca em época de calor, arriscou sua própria vida, não fugiu da batalha, socorreu Davi, lutou com um homem forte, pragmático e obstinado por sangue.

O DESEJO do gigante Isbi Benobe era apagar a LUZ DE Davi, tirar a sua vida, seu brilho, sua honra, seu posto, sua coroa.

1) A luz de Sansão se apagou no colo de Dalila e ele se transformou em escravo.
2) A luz de Judas Iscariotes apóstolo de Jesus Cristo se apagou e ele traiu seu mestre e morreu de forma hedionda.
3) A luz se apagou para SAUL E Ele morreu vergonhosamente em campo de Batalha e perdeu o seu Reino.
4) A luz se apagou para Adão e Eva lá no Édem e eles foram expulso do paraíso.
5) A luz se apagou para Eli e seus dois filhos “ Hofini e Finéias” e sua esposa antes de morrer e dar a luz disse: ICABODE “ foi a glória de Deus”.
6) A luz se apagou para o Casal Safira e Ananias eles mentiram para o Espírito Santo e morreram no juízo de Deus no início da igreja primitiva.
7) A luz se apagou para Lúcifer e ele se transformou no pai das trevas no diabo. De fato como disse o teólogo africano Agostinho " O orgulho transformou anjos em demónios"

Olhando a vida de DAVI pela ótica dos SALMOS que ele escreveu e que todos nós gostamos de LER percebemos que ele:

1) Nutria um relacionamento forte com Deus.

2) Confiava plenamente no seu Deus.

3) Era uma pessoa humilde e cheio de espiritualidade.

Verdadeiramente esta luz não podia se apagar naquele momento.

Davi aqui mostra a sua fragilidade e precisa de ajuda para não morrer em campo de batalha. Muitas pessoas se encontram como Davi. Muitos pastores, missionários, obreiros, teólogos etc. estão feridos em virtude das agruras da vida, da complexidade ministerial e da crise que se avizinhou. De fato a igreja é o lugar das nossas maiores alegrias e satisfação mais também é a arena e o palco das nossas maiores tristezas e lutas.

Que Deus levante pessoas como Abisai para nos ajudar nos momentos de fragilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário