quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que significa Santa Ceia ou Ceia do Senhor ?




Creio que a maioria de nós sabe o que é a Santa Ceia. No entanto, neste artigo, darei alguns detalhes adicionais muito importantes para uma boa compreensão a respeito da Ceia do Senhor ou Santa Ceia como é também chamada.

Ela foi instituída por Jesus na noite em que Ele foi traído. Essa noite era o dia da páscoa judaica. “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20).

A Santa Ceia for ordenada por Jesus para que acontecesse por toda a posteridade como uma lembrança viva de Sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por isso, até hoje a realizamos como um memorial.


Além de ser um memorial, a Ceia é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Um momento único e especial.

Os católicos acreditam que, os elementos da Ceia (pão e vinho) se transformam no próprio corpo e sangue de Cristo no momento da Ceia, quando consagrados pelo sacerdote (doutrina chamada de transubstanciação). Nós cristãos reformados, rejeitamos esse pensamento, pois lhe falta embasamento bíblico. Os elementos permanecem da mesma substância que são. O fiel recebe fisicamente apenas o pão e vinho, mas espiritualmente e pela fé, recebe os benefícios da comunhão com Jesus Cristo.

A Santa Ceia não deve ser tomada de qualquer forma. A Bíblia nos orienta a examinarmos o nosso coração antes de participar. E é nesse exame que nos colocamos diante de Deus, reconhecendo o valor de Cristo e Sua obra, bem como, avaliando nossa vida, confessando pecados e tomando decisões de mudanças. Assim ficamos prontos para participar. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29)

Existe alguma confusão a respeito de quando a pessoa NÃO deve participar da Santa Ceia, principalmente por conta do texto de Paulo que diz das conseqüências de participar da Ceia indignamente. “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” (1Co 11. 27).

Pr. Joel Ribeiro


2 comentários:

  1. Joao capitulo 6 .
    A Eucaristia corpo e sangue de cristo nao é um simbolo nem memorial estude meus irmaos em cristo a paz de Cristo e o amor de Maria nossa mae .

    ResponderExcluir
  2. A paz meus irmãos, felicito a todos em Cristo....
    Realmente precisa irmãos estudar não em Cristo mas, como pessoas racionais guiadas pelo Espírito Santo DE DEUS, para não sermos um povo cego que tem olhos mas não vê e ouvidos que não ouvem, pois tenho por certo um embasamento chamado estudos sagrados ou bíblia sagrada de Genesis á Apocalpise que prova e comprova que não tenho mãe chamada maria e muito menos minha mãe se chama Maria, chega de heresias vamos estudar

    ResponderExcluir