quarta-feira, 30 de março de 2011

RECOLHENDO VASILHAS

RECOLHENDO VASILHAS
2 Reis 4.1-7

Todos nós que estudamos a Bíblia com certeza já ouvimos ou lemos esta
narrativa ficamos impressionados com a provisão do Senhor para
abençoar aquela viúva pobre e seu filho diante do endividamento e do
risco que os credores representavam naquele momento. O homem de Deus
chegou em sua casa e trouxe a solução do Senhor para aquela família:
usar os poucos recursos que ainda restavam, ou seja uma vasilha de
azeite. Quanto valia esta vasilha de azeite? Com certeza não era muito
cara, nem a vasilha e nem o azeite. Como ela poderia solucionar os
problemas financeiros daquela família endividada?

Após checar os recursos existentes o profeta ordena que a viúva faça
contato com a vizinhança e recolha o máximo de vasilhas vazias que ela
puder. A idéia do profeta é que ela mobilizasse seus relacionamentos
ou suas redes de amizades, ou sociais para levantar uma grande
quantidade de recipientes para assim abastecer-se da bênção de Deus. A
ordem envolvia armazenar estes recipientes em casa em com a ajuda dos
filhos e de portas fechadas enchesse as diversas vasilhas com o azeite
que o Senhor multiplicaria a partir do pouco que possuíam. Após
preencherem todos os recipientes o profeta questionou se não havia
mais. Quem sabe algum vizinho deixou de ser procurado. Por não haver
mais vasilhas o azeite parou de se multiplicar.

De posse de uma grande quantidade de azeite aquela mulher foi contar a
bênção ao homem de Deus que lhe ordenou que a família se empenhasse na
venda do azeite de modo que a dívida fosse quitada e eles deveriam
viver com os recursos que sobrassem. Assim podemos perceber a ação de
Deus em gerar provisão para uma família a partir do trivial, do que
eles possuíam, do azeite, da vasilha, da mobilização, do trabalho
duro, da exposição, da venda e da administração de recursos e
oportunidades.

O que nós temos conosco que Deus pode usar para trazer
a provisão para as nossas necessidades? Eu sempre me pergunto: o que tenho
em minha casa em termos de bens materiais que Deus pode multiplicar? O
que tenho em termos de talentos e habilidades que Deus pode usar?

Assim pela misericórdia de Deus eu tenho batido em algumas portas
reais e virtuais pedindo vasilhas,.
Se você crê num Deus que provê e tem como meta servir ao Senhor com
alegria não tenha medo de se apresentar para fazer sua obra. Ele está
te perguntando o que você tem. Às vezes sofremos pelas coisas e
recursos que não temos e Ele espera que apenas tomemos consciência do
que temos e que nos apresentemos a Ele. Eu tenho dons e talentos,
desejo de servir, alguma capacidade intelectual e tenho oferecido isso
nas mãos do Senhor. Ele espera que nós ouçamos suas ordens e que a
sigamos à risca. Ele nos ordena que mobilizemos nossos amigos, irmãos
e vizinhos e que abramos oportunidades para que outros tenham o
privilégio de cooperar. Compartilhe seus sonhos. Fale seus projetos.
Deixe outras pessoas saberem de suas necessidades. Respeite os
recursos e utilize-os nos fins determinados e idealizados!

Prepare-se para ser surpreendido por Deus e seja uma bênção!

terça-feira, 29 de março de 2011

VOCÊ SABE O QUE É DISCRIMINAÇÃO RACIAL? (ONU

VOCÊ SABE O QUE É DISCRIMINAÇÃO RACIAL? (ONU)

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.

VOCÊ SABE COMO COMBATER O RACISMO?

Conheça as 10 maneiras de combater o racismo (ONU/UNICEF, 2010 - adaptação)
1. Eduque a sociedade para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento e nossa convivência cotidiana.
2. Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem ser estigmatizantes com outras pessoas, culturas e tradições. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer – contextualize e sensibilize!
3. Não classifique o outro pela cor da pele ou simplesmente pelo seu fenótipo. Quando você age assim, é porque o essencial na outra pessoa você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime.
4. Se seu filho ou filha foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é algo natural, pois faz parte da diversidade do mundo, e que cada um pode ser diferente e usufruir de seus direitos igualmente. Todo mundo tem o direito de conviver sem ser discriminado.
5. Não deixe de denunciar. Em todos os casos de discriminação, você deve buscar defesa no conselho tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos, na OAB e nas delegacias. A discriminação é uma violação de direitos. Portanto, assim que você for abordado de forma racista, ou presenciar uma atitude racista, reaja prontamente: ligue de imediato para o 190 e registre uma ocorrência policial.
6. Proporcione e estimule a convivência de crianças, adolescentes, jovens e adultos de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar ou ambiente.
7. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.
8. Muitas empresas estão revendo sua política de seleção e de pessoal com base na multiculturalidade e na igualdade racial. Procure saber se o local onde você trabalha participa também dessa agenda. Se não, fale disso com seus colegas e supervisores.
9. Órgãos públicos de saúde e de assistência social estão trabalhando com rotinas de atendimento sem discriminação para famílias indígenas e negras. Você pode cobrar essa postura dos serviços de saúde e sociais da sua cidade. Valorize as iniciativas nesse sentido.
10. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra, bem como sobre as alternativas para enfrentar o racismo. Verifique se a escola de seus filhos também adota essa postura, com a implantação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008.
Fonte: Lista Racial

Leia materia completa: Você sabe o que é discriminação racial? - Portal Geledés

quinta-feira, 24 de março de 2011

A paixão de Cristo e do Negro Simão

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial- 21 de Março.

A PAIXÃO DE CRISTO E DO NEGRO SIMÃO

Os últimos cinco dias que Jesus Cristo passou vivo foram emocionantes, aconteceu a “Paixão de Cristo”, celebrada todos os anos pelos cristãos, um episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs. Neste texto vou levantar algumas questões que como descendente negro cristão acredito ser interessante na Paixão de Cristo. Uma questão a qual considero muito relevante foi a participação de Simão Cireneu. Lendo os textos bíblicos dos três evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) que narram o episódio, quero fazer algumas reflexões que considero importante para nos cristãos. Simão vinha do campo o soldado romano o vê e logo o obriga a carregar a cruz, ele resisti mais é forçado. Depois que ele aceita levar a cruz se torna um aliado de Cristo, no percurso Simão começa a sofrer também ao ver o sofrimento de Jesus, um Simão já envolvido com Cristo.

Analisando os textos bíblicos procuramos entender o significado de Deus ter escolhido um Negro para ajudar o seu Filho nas horas mais difícil da sua vida. O texto bíblico afirma que Simão Cireneu foi “Forçado” a carregar a cruz. Será que dentro as multidões que seguia a Jesus e até mesmo entre os seus discípulos não havia nenhum voluntário pronto a ajuda-lo. Jesus não tinha condições nenhuma de subir o monte calvário que tinha 900 metros e precisava de alguém para ajuda-lo. O Próprio Simão Pedro que Jesus chamou para segui-lo este também foi o primeiro a fugir da cruz, dizendo que nunca tinha visto Jesus, acompanhando todo o acontecimento de longe.

Simão Pedro foi o primeiro seguidor voluntário de Jesus antes da sua morte, e Simão o Cireneu foi o ultimo seguidor, involuntário, antes da sua morte. Obrigado a seguir a Cristo levando a sua cruz em nome de um ato diabólico a morte de um inocente.

Acredito que Deus tem algo a dizer com tudo isso. Voltando a nossa realidade de negros e negras, e pensando em nossos antepassados da diáspora também percebemos que eles foram involuntários, obrigados a seguir um Cristo em nome de um colonialismo e uma escravidão diabólica. Simão Cireneu na sua experiência e encontro involuntário com Cristo veio a se tornar juntamente com sua família de grande importância na Igreja Primitiva, a Bíblia menciona em vários textos.

Em Atos 13:1 ele reaparece como, Simeão Níger, Simão o negro, ele é um dos pastores da igreja, é o homem que impõe as mãos sobre Paulo para enviá-lo ao campo missionário. O homem que um dia carregou a cruz à força agora é um dos pastores da igreja, ele assumiu a cruz. Quando os escravos negros foram trazidos forçados para a América também foram obrigados a seguir a Cristo, eles também resistiram, mais logo perceberam que seguir a Jesus Cristo não eram aquilo que os seus opressores faziam, eles assumiram também a cruz, e descobriram um Cristo Salvador e Libertador e já não mais o seguia obrigado, mais como participante da sua morte e ressurreição.

O Cristo que outrora era usado para escraviza-lo agora era o Cristo da sua libertação da escravidão e racismo. Nos Estados Unidos e outros países da América isso aconteceu no período da escravidão, na África na colonização, e no Brasil ainda estamos passando por esse processo. Mais o que aconteceu com o ultimo discípulo de Cristo, Simão o Negro, também aconteceu com muitos dos nossos antepassados em África, na Diáspora na América e acontece ainda hoje conosco no Brasil.

A Paixão de Cristo, me faz refletir essas coisas, talvez por não conseguir ver o cristianismo como antes da conversão a negritudebrasileira. Também cansado de ver a historia sendo contada sem a nossa participação e procurando olhar com olhos negros. Vivendo o processo que chamo de permanente conversão de um negro envolto ao um cristianismo branco, para um negro envolvido no Cristianismo de Jesus Cristo, de Salvação, Libertação e Negritude.

quarta-feira, 23 de março de 2011

TIMÓTEO E AS LIÇÕES PARA OS JOVENS DE HOJE

Introdução:

Timóteo foi um jovem que morava na cidade asiática de Listra. Ele era filho de uma judia crente e um pai grego (Atos 16:1). É provável que ele e sua mãe tenham se convertido pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (Atos 14:21-23). Neste momento Timóteo teria 13 anos.
Ao retornar a Listra durante sua segunda viagem, provavelmente seis anos depois, Paulo ouviu a respeito do bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo, agora com 19 ou 20 anos, e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3).
O pai de Timóteo não era cristão e Paulo, então, se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. Um mentor que o ajudou a desenvolver sua fé até que Timóteo se tornou também um grande líder da igreja igreja do Senhor Jesus Cristo.
Paulo, apesar da tenra idade de Timóteo, mostrou grande respeito, confiança, e amor por ele, mencionando-o com muita afeição em diversas cartas que escreveu.

Timóteo nos deixou lições preciosas de como um jovem rapaz pode servir a Deus e fazer diferença no seu mundo.

1) TIMÓTEO FOI UM JOVEM ATUANTE NO EVANGELHO DESDE A MAIS TENRA IDADE (ATOS 16:1-2).

Muitas pessoas alegam que o jovem é a igreja de amanhã, mas no caso de Timóteo essa assertiva cai por terra. Ao contrário, com sua atuação desde cedo no evangelho, na pregação, ensino da palavra e pastoreio de igreja, ele nos ensina que o jovem é a igreja de hoje, que o jovem pode assumir grandes responsabilidades na casa de Deus.

2) TIMÓTEO TINHA UMA ÓTIMA REPUTAÇÃO QUE ULTRAPASSAVA AS DIVISAS DA SUA CIDADE

(Atos 16:2). Vê-se no texto que ele era reconhecido em sua cidade Lista e também em Icônio. É muito animador ver que existem pessoas que mesmo jovens são capazes de causar uma boa impressão. Porém, no caso de Timóteo, o seu testemunho falava alto, a ponto de pessoas de outra cidade reconhecer sua fé. Há alguns dias saiu uma informação na mídia que o jogador Kaká foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes da atualidade. E por que esse reconhecimento? Porque Kaká como um celebridade mantém uma vida exemplar no âmbito profissional, familiar e pessoal.

3) TIMÓTEO ESCOLHEU UM ÓTIMO MENTOR. PAULO FOI O MENTOR DE TIMÓTEO.

De acordo com o dicionário Houaiss, mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro; pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta: idéias, ações, projetos, realizações etc. Timóteo não poderia escolher alguém melhor. Paulo era um homem sábio na religião judaica, mas, principalmente, era um apóstolo de Jesus Cristo. Paulo conduziu Timóteo a fazer uma grande obra, sendo reconhecido nos nossos dias como um evangelista, um mestre e um pastor de referência para a liderança atual.

4) TIMÓTEO ATUOU NA OBRA MISSIONÁRIA DEIXANDO SUA CIDADE E SEGUINDO PAULO

(Atos 16:3). Essa é uma marca indelével na vida de Timóteo. Junto com Paulo ele ajudou a propagar o evangelho até os confins do mundo de então. Timóteo não se intimidou pela sua juventude, nem pelo grande desafio que lhe foi colocado. Partiu, pregou, sofreu. Manteve-se fiel e se tornou um grande líder cristão de sua época.
5) Como filho de grego, o testemunho de Timóteo deve ter influenciado seus conterrâneos de Atenas e Macedônia (Atos 17:15,34; 18:7,8). O trabalho que Paulo realizou entre os gregos foi bastante promissor. Muitas pessoas foram alcançadas pelo evangelho e provavelmente a presença de Timóteo que era grego da parte de pai foi fundamental para influenciar as pessoas a seguirem a Jesus. Isso equivale nos nossos dias ao sucesso que muitos jovens alcançam na propagação do evangelho para sua família, para seus amigos e para pessoas de uma mesma origem.

6) TIMÓTEO DESENVOLVEU SUA FÉ A PONTO DE SER ENVIADO POR PAULO PARA ENSINAR AS IGREJAS CONQUISTADAS NA OBRA MISSIONÁRIA: EM CORINTO

(1 Coríntios 4:17); em Filipos (Filipenses 2:19) e em Tessalônica (1 Tessalonicenses 3:2). Isso foi um diferencial na vida de Timóteo. Mesmo jovem foi enviado por Paulo para ajudar as igrejas ensinando a palavra de Deus. Paulo, como zeloso que era pela obra de Deus, não enviaria Timóteo se ele não estivesse plenamente preparado para esse encargo. O exemplo de Timóteo incentiva os jovens de hoje a assumir uma posição de subordinação à vontade de Deus e de reconhecimento da necessidade de conhecer profundamente a Palavra.

7) TIMÓTEO TAMBÉM TRABALHOU NA IGREJA EM ÉFESO

(I Timóteo 1:3; 4:12; 2 Timóteo 2:22). Lá atuou como um de seus líderes ajudando os anciãos daquela importante igreja na evangelização e na solidificação da fé.

8) TIMÓTEO FOI FIEL A DEUS E MANTEVE FIRME SUA CONFISSÃO MESMO DIANTE DA PRISÃO

(Hebreus 13:23). O escritor aos Hebreus registra que Timóteo havia sido solto, indicando que por algum motivo ele estivera preso. Não há registros adicionais a esse respeito, mas com certeza sua prisão se deu pela confissão da fé em Jesus, como ocorreu também com muitos outros discípulos.

9) TIMÓTEO AJUDOU PAULO A SACUDIR O MUNDO DE ENTÃO

(Atos 17:6). Os primeiros evangelistas assumiram como crucial a necessidade de levar o evangelho a toda criatura. O evangelho não era apenas um discurso persuasivo, mas demonstração de poder de Deus diante dos homens (Atos 14:8-11). Timóteo, apesar de bastante moço, ajudou Paulo e os demais discípulos a cumprir a missão evangelística de Cristo (Marcos 16:15)
A vida de Timóteo é um exemplo para todos nós, mas principalmente para os jovens. Ele é um modelo que declara que o jovem pode ser usado nas mãos de Deus. Não é necessário aguardar os anos para se obter mais experiência, pode-se começar hoje mesmo

Voz da Verdade 30 Anos - Debaixo de Tuas Asas Marquinhos Gomes