quarta-feira, 23 de março de 2011

TIMÓTEO E AS LIÇÕES PARA OS JOVENS DE HOJE

Introdução:

Timóteo foi um jovem que morava na cidade asiática de Listra. Ele era filho de uma judia crente e um pai grego (Atos 16:1). É provável que ele e sua mãe tenham se convertido pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (Atos 14:21-23). Neste momento Timóteo teria 13 anos.
Ao retornar a Listra durante sua segunda viagem, provavelmente seis anos depois, Paulo ouviu a respeito do bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo, agora com 19 ou 20 anos, e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3).
O pai de Timóteo não era cristão e Paulo, então, se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. Um mentor que o ajudou a desenvolver sua fé até que Timóteo se tornou também um grande líder da igreja igreja do Senhor Jesus Cristo.
Paulo, apesar da tenra idade de Timóteo, mostrou grande respeito, confiança, e amor por ele, mencionando-o com muita afeição em diversas cartas que escreveu.

Timóteo nos deixou lições preciosas de como um jovem rapaz pode servir a Deus e fazer diferença no seu mundo.

1) TIMÓTEO FOI UM JOVEM ATUANTE NO EVANGELHO DESDE A MAIS TENRA IDADE (ATOS 16:1-2).

Muitas pessoas alegam que o jovem é a igreja de amanhã, mas no caso de Timóteo essa assertiva cai por terra. Ao contrário, com sua atuação desde cedo no evangelho, na pregação, ensino da palavra e pastoreio de igreja, ele nos ensina que o jovem é a igreja de hoje, que o jovem pode assumir grandes responsabilidades na casa de Deus.

2) TIMÓTEO TINHA UMA ÓTIMA REPUTAÇÃO QUE ULTRAPASSAVA AS DIVISAS DA SUA CIDADE

(Atos 16:2). Vê-se no texto que ele era reconhecido em sua cidade Lista e também em Icônio. É muito animador ver que existem pessoas que mesmo jovens são capazes de causar uma boa impressão. Porém, no caso de Timóteo, o seu testemunho falava alto, a ponto de pessoas de outra cidade reconhecer sua fé. Há alguns dias saiu uma informação na mídia que o jogador Kaká foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes da atualidade. E por que esse reconhecimento? Porque Kaká como um celebridade mantém uma vida exemplar no âmbito profissional, familiar e pessoal.

3) TIMÓTEO ESCOLHEU UM ÓTIMO MENTOR. PAULO FOI O MENTOR DE TIMÓTEO.

De acordo com o dicionário Houaiss, mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro; pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta: idéias, ações, projetos, realizações etc. Timóteo não poderia escolher alguém melhor. Paulo era um homem sábio na religião judaica, mas, principalmente, era um apóstolo de Jesus Cristo. Paulo conduziu Timóteo a fazer uma grande obra, sendo reconhecido nos nossos dias como um evangelista, um mestre e um pastor de referência para a liderança atual.

4) TIMÓTEO ATUOU NA OBRA MISSIONÁRIA DEIXANDO SUA CIDADE E SEGUINDO PAULO

(Atos 16:3). Essa é uma marca indelével na vida de Timóteo. Junto com Paulo ele ajudou a propagar o evangelho até os confins do mundo de então. Timóteo não se intimidou pela sua juventude, nem pelo grande desafio que lhe foi colocado. Partiu, pregou, sofreu. Manteve-se fiel e se tornou um grande líder cristão de sua época.
5) Como filho de grego, o testemunho de Timóteo deve ter influenciado seus conterrâneos de Atenas e Macedônia (Atos 17:15,34; 18:7,8). O trabalho que Paulo realizou entre os gregos foi bastante promissor. Muitas pessoas foram alcançadas pelo evangelho e provavelmente a presença de Timóteo que era grego da parte de pai foi fundamental para influenciar as pessoas a seguirem a Jesus. Isso equivale nos nossos dias ao sucesso que muitos jovens alcançam na propagação do evangelho para sua família, para seus amigos e para pessoas de uma mesma origem.

6) TIMÓTEO DESENVOLVEU SUA FÉ A PONTO DE SER ENVIADO POR PAULO PARA ENSINAR AS IGREJAS CONQUISTADAS NA OBRA MISSIONÁRIA: EM CORINTO

(1 Coríntios 4:17); em Filipos (Filipenses 2:19) e em Tessalônica (1 Tessalonicenses 3:2). Isso foi um diferencial na vida de Timóteo. Mesmo jovem foi enviado por Paulo para ajudar as igrejas ensinando a palavra de Deus. Paulo, como zeloso que era pela obra de Deus, não enviaria Timóteo se ele não estivesse plenamente preparado para esse encargo. O exemplo de Timóteo incentiva os jovens de hoje a assumir uma posição de subordinação à vontade de Deus e de reconhecimento da necessidade de conhecer profundamente a Palavra.

7) TIMÓTEO TAMBÉM TRABALHOU NA IGREJA EM ÉFESO

(I Timóteo 1:3; 4:12; 2 Timóteo 2:22). Lá atuou como um de seus líderes ajudando os anciãos daquela importante igreja na evangelização e na solidificação da fé.

8) TIMÓTEO FOI FIEL A DEUS E MANTEVE FIRME SUA CONFISSÃO MESMO DIANTE DA PRISÃO

(Hebreus 13:23). O escritor aos Hebreus registra que Timóteo havia sido solto, indicando que por algum motivo ele estivera preso. Não há registros adicionais a esse respeito, mas com certeza sua prisão se deu pela confissão da fé em Jesus, como ocorreu também com muitos outros discípulos.

9) TIMÓTEO AJUDOU PAULO A SACUDIR O MUNDO DE ENTÃO

(Atos 17:6). Os primeiros evangelistas assumiram como crucial a necessidade de levar o evangelho a toda criatura. O evangelho não era apenas um discurso persuasivo, mas demonstração de poder de Deus diante dos homens (Atos 14:8-11). Timóteo, apesar de bastante moço, ajudou Paulo e os demais discípulos a cumprir a missão evangelística de Cristo (Marcos 16:15)
A vida de Timóteo é um exemplo para todos nós, mas principalmente para os jovens. Ele é um modelo que declara que o jovem pode ser usado nas mãos de Deus. Não é necessário aguardar os anos para se obter mais experiência, pode-se começar hoje mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário