quinta-feira, 19 de maio de 2011

IGREJA PROMOVE ATO SOLENE - 13 DE MAIO

IGREJA PROMOVE ATO SOLENE – 13 DE MAIO

A maioria da população brasileira é negra. A informação é do Censo Demográfico (2010), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos quase 191 milhões de brasileiros, a pesquisa mostrou que 97 milhões de pessoas se declararam pretas ou pardas, 91 milhões se consideram brancas, e o restante se enquadra em outros grupos.

Já as informações do estudo Dinâmica Demográfica da População Negra Brasileira, divulgado na última quinta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que a população negra é mais jovem, tem mais filhos e é mais pobre. Esta mesma população também está mais exposta à mortalidade por causas externas – como homicídio - do que a população branca.

Em meio às pesquisas e declarações racistas das últimas semanas, na sexta-feira passada (13) foi celebrado o Dia da Abolição. A data foi lembrada pelo movimento negro e por diversas organizações populares, sindicatos e partidos, através de atos culturais e políticos.

E nós da Igreja Assembléia de Deus ministério de Tietê não poderíamos deixar a questão racial e a luta do movimento negro no Brasil passar desapercebido e para tanto fizemos uma programação especial dando a nossa contribuição para debater o assunto.

Para debater a questão a convite da Igreja, tivemos a participação do Pr Ricardo Flamarion da cidade de Santos e do cantor gospel, Alcyr Ribeiro e representando a região tivemos a presença do Ev.Marcelo Mota, Pr Valter Leite, do artista plástico Franklin que expôs parte do seu trabalho e alunos do IBAD-Instituto Bíblico das Assembléia de Deus que trouxeram uma síntese sobre o assunto.

O objetivo deste evento é de conscientização e inclusão da Igreja nas diversas formas evangelísticas e sociais.”Queremos desempenhar o nosso papel social sem distinção e acepção de pessoas” concluiu o Pr Joel.

Joel Ribeiro é Pr da Assembléia de Deus ministério de Tietê

2 comentários:

  1. Olá Pr. Joel Ribeiro,

    É sempre bom contextualizarmos o evangelho, através das atividades da Igreja, em consonância com as necessidades e realidades cotidianas do ser humano.

    Parabéns pelo evento.

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. A muito tempo atraz, o grande poeta do romantismo brasileiro, Antonio Frederico de Castro Alves, colocou em forma de poema em uma de suas obras prima(Navio Negreiro)a dor de milhares de negros que foram arrancados de sua
    pátria e jogados em porão de navios,como bichos seguiam para terras distantes.Ainda bem que isso
    já faz parte de um passado nefasto e exdrúxulo.

    ResponderExcluir