terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Cristão e a Política


O Cristão e a Política
II Sm. 23:3b-4 – "Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, é como a luz da manhã ao sair do sol de uma manhã de nuvens, como o esplendor depois da chuva, que faz brotar da terra e a erva".

2009 Ano com novos governantes, prefeitos e vereadores, promessas a serem cumpridas feitas em época de campanha eleitoral. Por mais quatro anos estaremos acompanhando o trabalho desenvolvido pelo chefe do executivo (prefeito) e legislativo (vereadores) e orando para que façam uma boa gestão.

Mas o que a igreja tem ver com isso? Cristão e política? Isso combina? Devido ao péssimo exemplo, mau comportamento e má gestão de muitos políticos e governantes brasileiros, temos cauterizado em nossa mente que política não presta, é sujeira, roubalheira, enfim, não é o assunto preferido da maioria. Mas se olharmos atentamente a palavra de Deus veremos alguns bons exemplos de homens liderando o povo nessa área: José governador do Egito e Daniel, governador de toda a província da Babilônia. Sl.33:12 "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor".

Nós cristãos, temos o dever de orar pela nossa cidade. Sl.122:6-7 "Orai pela paz em Jerusalém, prosperam aqueles que te amam. Haja paz dentro dos teus palácios". Quando nós cristãos oramos em favor de nossa cidade, da nossa nação, cadeias são quebradas, maldições desfeitas, laços destruídos e o poder de Deus é liberado trazendo restauração, cura, prosperidade e paz para a cidade. Tg.5:16b "A oração de um justo é poderosa e eficaz".

Precisamos clamar a Deus para que Ele dê sabedoria e temor aos representantes políticos de nossa cidade, a fim de que façam jus ao trabalho que foi confiado em suas mãos. Pv.29:4 "Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna".

Mas só orar pela cidade e pelos governantes é o suficiente? E o meu papel como cidadão? Em que posso ajudar? É difícil ver alguém falar bem de um político ou comentar algo positivo que o mesmo realizou. Temos o hábito de julgar, reclamar, xingar, fazer comentários maldosos e cobrar certas coisas que naquele momento não está no alcance deles. Em determinadas ocasiões falamos demais Pv.11:11 "Pela boca dos retos se exalta a cidade, mas pela boca dos ímpios é destruída".

Muitas vezes vemos coisas erradas que podem ser melhoradas com um simples contato, seja pessoal, telefônico, e-mail, mas pensamos: isso não é problema meu, e simplesmente ignoramos. Precisamos parar um pouco, refletir e sermos proativos em relação ao que pode ser melhorado em nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país. Tg.4:17 "Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado."


Oxalá se nossos representantes fizessem a oração do rei Salomão, I Rs 3:9 "Portanto (Senhor), dá ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal...", o qual obteve a seguinte resposta de Deus: I Rs 3:12 "..farei segundos as tuas palavras. Darei-te um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará".

A minha parte como cristão e cidadão estou fazendo.

Joel Ribeiro Presidente Assembléia de Deus ministério de Tietê

Contato: prjoelribeiro@ig.com.br4

3 comentários:

  1. Paz do Senhor Jesus!
    Reverendo, certamente os escândalos políticos afastam os interesses dos cristãos sobre seus trabalhos. Porém isso não deve ser justificativa para deixarmos de orar por uma administração sadia. É comum recebermos tais autoridades em nossas igrejas com honras porém não somos recebidos com o devido respeito em seus gabinetes. Sendo assim, sejamos sinceros em apenas admitir em nosso meio em períodos eleitorais os que possuem testemunho reto e ilibado perante a sociedade. Está feito.

    ResponderExcluir
  2. PAZ, MEU QEURIDO COMPANHEIRO, ABRAÇO ENTREI NO SEU BLOG, TÁ MUITO BOM, VOU PESCAR UM POUCO NOS TEUS SERMÕES, ABRAÇO, SAÚDE DEUS TE ABENÇOE.

    ELIS CLEMNENTINO

    ResponderExcluir
  3. Fala meu Pastor. que prazer poder teclar contigo, já dei uma passada no seu blog. O meu perto do seu ainda é muito pequeno rsrsr, mas, chego lá.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir