quarta-feira, 18 de novembro de 2009

LIDERANÇA GERAL

Pr Joel Ribeiro
LIDERANÇA GERAL
Quais as características fundamentais de um líder dentro dos padrões bíblicos?




Muitos estudiosos já elaboraram listas das mais diversas características que um líder deve possuir. No entanto, vale ressaltar que a Bíblia aponta algumas dessas características que devem nortear o trabalho de um líder segundo o coração de Deus. Abaixo, algumas características com comentários.

Como exemplo de padrão do Antigo Testamento, Êxodo 18:13-27 nos fala de qualidades que os auxiliares de Moisés deveriam ter. Jetro indica essas qualidades a Moisés:

a) Homens capazes - Competência técnica, afetiva, emocional, espiritual. Uma certa cultura, experiência e eficiência prática.

b) Homens tementes a Deus - Que possuem a verdadeira piedade, que tem valores eternos e que também transmitam esses valores e significado à vida nas mais diversas áreas do seu relacionamento.

c) Homens de verdade - Aqueles que expressam a fidelidade e a franqueza, moldados pela própria Palavra de Deus. A verdade faz parte das suas vidas!

d) Que aborreçam a avareza - Aqui o indicativo da palavra aponta para aqueles que têm o desejo de receber gorjetas, subornos, propinas, para torcer a lei em favor de que concedeu o "presente". Aborrecer esse tipo de prática tão comum nos nossos dias!

Segundo o modelo do Novo Testamento, existe um texto que fala dessas características, Marcos 10:35-45. Nesse texto, Jesus está respondendo a uma questão muito importante sobre um pedido de dois discípulos: "eles queriam assentar na sua glória, um à direita e outro à esquerda de Jesus". Jesus responde com um ensinamento claro e objetivo sobre aquele pedido.

Em primeiro lugar, Jesus mostra que o modelo secular de liderança é um modelo onde os poderosos exercem autoridade, são maiorais e detém o poder e o domínio sobre os mais fracos. Em segundo lugar, Jesus diz que no reino de Deus as coisas não devem ser assim...

O padrão de liderança de Jesus era: O grande seja servo, o primeiro seja servo de todos! E Seu exemplo nos mostra que Ele mesmo veio para dar a sua vida em resgate de muitos.

Ainda segundo o padrão do Novo Testamento, devemos atentar para as características pessoais, familiares e ministeriais do líder. Nos textos de 1 Timóteo 3 e Tito 1, notamos que o apóstolo Paulo enquadra os líderes num padrão mínimo de qualificação. Nesse sentido mostramos abaixo o quadro geral do perfil que deveria ser o currículo de treinamento dos nossos líderes, para que eles pudessem exercer a liderança de maneira eficaz e segundo o coração de Deus.

O que o líder deve ser como características pessoais, segundo o caráter: temperante, sóbrio, modesto, amigo do bem, justo, e ter domínio próprio; segundo o procedimento: irrepreensível, cordato, inimigo de contendas, bom mordomo; segundo o desenvolvimento da sua espiritualidade: piedoso e apegado à Palavra.

O que ele não deve ser: segundo o caráter: avarento, arrogante, irascível, cobiçoso, ganancioso; segundo o procedimento: dado a muito vinho e violento; segundo o desenvolvimento da espiritualidade: neófito, dominado pelo orgulho, vencido pelo diabo.

Contato: prjoelribeiro@hotmail.com

Um comentário:

  1. Graça e Paz

    Meu nome é Edinelson Lopes, sou coordenador de evangelismo do ministério Siga o Mestre, um ministério cristão de evangelismo e discipulado, quero lhe parabenizar por seu excelente trabalho de evangelismo atraves deste blog (site) e oferecer nosso apoio, lhe encorajando a continuar, afinal esta não é um trabalho que devamos realizar sozinhos.

    Quero aproveitar para te convidar a conhecer nosso site, textos e vídeos que procuram apresentar o evangelho simples, sem misticismos ou fábulas, apontamos para o cristianismo prático, culto racional, como a resposta de Deus para a ardente expectativa dos homens, tanto dos salvos quanto dos que se perdem.

    Aguardamos sua importante visita no desejo de servirmos ao SENHOR eficazmente através desta ferramenta, a internet.

    Forte abraço, em Jesus, o Mestre.

    Edinelson Lopes
    MINISTÉRIO SIGA O MESTRE

    Obs 1: Devido a relevância e importância deste blog, passamos a seguí-lo.
    Obs 2: Acesse PARCEIROS e faça parte.

    ResponderExcluir