quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NOSSAS LIMITAÇÕES NEM SEMPRE SÃO SINAL DE FRACASSO E SIM DE APRENDIZADO


NOSSAS LIMITAÇÕES NEM SEMPRE SÃO SINAL DE FRACASSO E
SIM DE APRENDIZADO

Texto: At 16:6-26.
Vivemos em uma sociedade capitalista, em que na mente das pessoas só é bem sucedido quem vive esbanjando dinheiro, glamour, carros top de linha, donos de grandes fortunas e que consigam se perpetuar no mercado como grandes vencedores, grandes lideres e porque não dizer se tornarem ídolos nacionais. Por exemplo: Airton Senna e o Rei Pelé são representantes de um grupo representativo, assim como Golias era dos filisteus, mas, isto não foi tudo. O que aprendemos com isto? Vantagens humanas, nem sempre ajudam.
I - Nem todas as nossas limitações e defeitos serão tirados
a) Moisés: Então disse Moisés ao SENHOR: “Ah, meu Senhor, eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua”.
15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus”
Aprendemos com isto que é uma forma de sermos dependentes de Deus. De que haverá momentos que Deus nos tratará de forma que entendamos que só ele pode nos dar a benção e o sucesso e que isto só provêm dele.
b) Veja como foi com Paulo: 9 E disse-me: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza, de boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.
Deus sabe qual é o melhor tratamento para conosco. Isto nos mostra que nem todos os nossos defeitos serão tirados .
2- Nem todas as deficiências que temos, nos impedirão de sermos usados por Deus.
2.1 Há obstáculos naturais em nossos caminhos; que nem sempre são nossos inimigos.
Exemplos:
Moisés - “Sou pesado de língua”
Jefté - “Sou filho de uma prostituta”
Raabe - “Sou uma meretriz”
Gideão - “Sou o menor da tribo e a minha tribo é a menor”
Isaías - “Sou de uma geração corrompida e tenho os lábios impuros”
Jeremias - “Sou uma criança”
Paulo - “Sou cúmplice do linchamento de um homem”
Pedro - “Sou nervoso, intempestivo e ando armado”
Eis aí uma pequena demonstração de que as nossas deficiências jamais serão motivo para nos impedir.
Errar, pecar, pisar na bola, fazer papelão, prometer e não cumprir, fugir da raia, tudo isto sempre será humano. Lembremo-nos de que Deus é quem nos transforma, é e será o nosso maio Investidor para que cumpramos a sua vontade.
3 - Nem todos os dias serão brilhantes. Ec. 3:1-8
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
4- Nem sempre venceremos.
4.1 “... Na derrota adquirimos a oportunidade de recomeçarmos”.
Henry Ford
4.2 Dizer que vamos vencer sempre, é utopia.
4.3 Nunca devemos desistir; devemos ser persistentes e nunca perdermos a esperança “... Alegrai-vos na esperança” Rom 12:12.
4.4 A esperança pode não vencer sempre, mas, nunca cansa.
O paralítico de 38 anos. Evangelho de João Cap. 5: e versos seguintes:
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
a) Moisés: Sofreu inúmeras derrotas como líder. O povo insistia em se rebelar e ele acabou não conseguindo entrar na Terra Prometida.
b) Noé: Sofreu derrotas como evangelista. Pregou 120 anos e mal conseguiu salvar a sua família. Ver o caso de Cão.
c) Davi: foi derrotado por adultério e homicídio, mas foi o homem mais alegre da Bíblia. Dos 150 Salmos 73 foram escritos por ele.
5) Nem todos que fracassam são fracassados
Você sabia que:
Mozart, um gênio da composição ouviu do Imperador Ferdinando que sua ópera “As Bodas de Fígaro” era muito barulhenta e tinha muitas notas musicais?
Thomas Edson, o inventor da lâmpada na virada do século XX, testou a lâmpada mais de 600 vezes até conseguir?
Albert Einstein ouviu do diretor da escola que ele nunca se destacaria?
Quem não experimenta derrotas é quem não se atreve, e quem não experimenta novas derrotas é quem se acovarda.
Veja o que diz a palavra em Pv 24:10:
“Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”.
Devemos aprender que:
Nossas derrotas nem sempre são sinal de fracasso
Nem todos os nossos defeitos serão tirados.
Nem todos os nossos obstáculos são nossos inimigos.
Nem sempre venceremos e que nem todos que fracassam são fracassados.

Que o Senhor nos capacite e nos dê a cada dia da sua humildade. Porque aprender com o erro dos outros é melhor do que aprender com os nossos.

Joel Ribeiro
Pastor Presidente da Assembléia de Deus ministério de Tietê-SP
E-mail: prjoelribeiro@ig.com.br.

LIDERANÇA GERAL

Pr Joel Ribeiro
LIDERANÇA GERAL
Quais as características fundamentais de um líder dentro dos padrões bíblicos?




Muitos estudiosos já elaboraram listas das mais diversas características que um líder deve possuir. No entanto, vale ressaltar que a Bíblia aponta algumas dessas características que devem nortear o trabalho de um líder segundo o coração de Deus. Abaixo, algumas características com comentários.

Como exemplo de padrão do Antigo Testamento, Êxodo 18:13-27 nos fala de qualidades que os auxiliares de Moisés deveriam ter. Jetro indica essas qualidades a Moisés:

a) Homens capazes - Competência técnica, afetiva, emocional, espiritual. Uma certa cultura, experiência e eficiência prática.

b) Homens tementes a Deus - Que possuem a verdadeira piedade, que tem valores eternos e que também transmitam esses valores e significado à vida nas mais diversas áreas do seu relacionamento.

c) Homens de verdade - Aqueles que expressam a fidelidade e a franqueza, moldados pela própria Palavra de Deus. A verdade faz parte das suas vidas!

d) Que aborreçam a avareza - Aqui o indicativo da palavra aponta para aqueles que têm o desejo de receber gorjetas, subornos, propinas, para torcer a lei em favor de que concedeu o "presente". Aborrecer esse tipo de prática tão comum nos nossos dias!

Segundo o modelo do Novo Testamento, existe um texto que fala dessas características, Marcos 10:35-45. Nesse texto, Jesus está respondendo a uma questão muito importante sobre um pedido de dois discípulos: "eles queriam assentar na sua glória, um à direita e outro à esquerda de Jesus". Jesus responde com um ensinamento claro e objetivo sobre aquele pedido.

Em primeiro lugar, Jesus mostra que o modelo secular de liderança é um modelo onde os poderosos exercem autoridade, são maiorais e detém o poder e o domínio sobre os mais fracos. Em segundo lugar, Jesus diz que no reino de Deus as coisas não devem ser assim...

O padrão de liderança de Jesus era: O grande seja servo, o primeiro seja servo de todos! E Seu exemplo nos mostra que Ele mesmo veio para dar a sua vida em resgate de muitos.

Ainda segundo o padrão do Novo Testamento, devemos atentar para as características pessoais, familiares e ministeriais do líder. Nos textos de 1 Timóteo 3 e Tito 1, notamos que o apóstolo Paulo enquadra os líderes num padrão mínimo de qualificação. Nesse sentido mostramos abaixo o quadro geral do perfil que deveria ser o currículo de treinamento dos nossos líderes, para que eles pudessem exercer a liderança de maneira eficaz e segundo o coração de Deus.

O que o líder deve ser como características pessoais, segundo o caráter: temperante, sóbrio, modesto, amigo do bem, justo, e ter domínio próprio; segundo o procedimento: irrepreensível, cordato, inimigo de contendas, bom mordomo; segundo o desenvolvimento da sua espiritualidade: piedoso e apegado à Palavra.

O que ele não deve ser: segundo o caráter: avarento, arrogante, irascível, cobiçoso, ganancioso; segundo o procedimento: dado a muito vinho e violento; segundo o desenvolvimento da espiritualidade: neófito, dominado pelo orgulho, vencido pelo diabo.

Contato: prjoelribeiro@hotmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Cristão e a Política


O Cristão e a Política
II Sm. 23:3b-4 – "Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, é como a luz da manhã ao sair do sol de uma manhã de nuvens, como o esplendor depois da chuva, que faz brotar da terra e a erva".

2009 Ano com novos governantes, prefeitos e vereadores, promessas a serem cumpridas feitas em época de campanha eleitoral. Por mais quatro anos estaremos acompanhando o trabalho desenvolvido pelo chefe do executivo (prefeito) e legislativo (vereadores) e orando para que façam uma boa gestão.

Mas o que a igreja tem ver com isso? Cristão e política? Isso combina? Devido ao péssimo exemplo, mau comportamento e má gestão de muitos políticos e governantes brasileiros, temos cauterizado em nossa mente que política não presta, é sujeira, roubalheira, enfim, não é o assunto preferido da maioria. Mas se olharmos atentamente a palavra de Deus veremos alguns bons exemplos de homens liderando o povo nessa área: José governador do Egito e Daniel, governador de toda a província da Babilônia. Sl.33:12 "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor".

Nós cristãos, temos o dever de orar pela nossa cidade. Sl.122:6-7 "Orai pela paz em Jerusalém, prosperam aqueles que te amam. Haja paz dentro dos teus palácios". Quando nós cristãos oramos em favor de nossa cidade, da nossa nação, cadeias são quebradas, maldições desfeitas, laços destruídos e o poder de Deus é liberado trazendo restauração, cura, prosperidade e paz para a cidade. Tg.5:16b "A oração de um justo é poderosa e eficaz".

Precisamos clamar a Deus para que Ele dê sabedoria e temor aos representantes políticos de nossa cidade, a fim de que façam jus ao trabalho que foi confiado em suas mãos. Pv.29:4 "Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna".

Mas só orar pela cidade e pelos governantes é o suficiente? E o meu papel como cidadão? Em que posso ajudar? É difícil ver alguém falar bem de um político ou comentar algo positivo que o mesmo realizou. Temos o hábito de julgar, reclamar, xingar, fazer comentários maldosos e cobrar certas coisas que naquele momento não está no alcance deles. Em determinadas ocasiões falamos demais Pv.11:11 "Pela boca dos retos se exalta a cidade, mas pela boca dos ímpios é destruída".

Muitas vezes vemos coisas erradas que podem ser melhoradas com um simples contato, seja pessoal, telefônico, e-mail, mas pensamos: isso não é problema meu, e simplesmente ignoramos. Precisamos parar um pouco, refletir e sermos proativos em relação ao que pode ser melhorado em nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país. Tg.4:17 "Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado."


Oxalá se nossos representantes fizessem a oração do rei Salomão, I Rs 3:9 "Portanto (Senhor), dá ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal...", o qual obteve a seguinte resposta de Deus: I Rs 3:12 "..farei segundos as tuas palavras. Darei-te um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará".

A minha parte como cristão e cidadão estou fazendo.

Joel Ribeiro Presidente Assembléia de Deus ministério de Tietê

Contato: prjoelribeiro@ig.com.br4